Cibercutura
- alexandravictoria4
- 9 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Pierre Levy - Cibercultura
Cibercultura é um livro que resulta em um relatório apresentado ao conselho Europeu no âmbito do projeto " Novas tecnologias cooperação cultural e comunicação".
Nessa obra o escritor Pierre Levy descreve através de pontos positivos e negativos a cultura que surgiu, surge e está surgindo a partir do uso da rede de computadores e de outros suportes tecnológicos, o qual através da comunicação visual influencia a sociedade moderna. No primeiro momento Levy pressupõe três conceitos básicos a comunicação, informação e o diálogo que ao decorrer do livro ele relata sobre como a sociedade esta vivendo de forma monótona por conta das tecnologias, e como
ambos os conceitos estão diretamente ligados por um conjunto de ideias e de informações. Quando Pierre afirmas em uma parte de seu texto que nós(população) vivemos em uma era da sociedade da comunicação, da-se a entender que a humanidade esta muito conectada e em diversos ambientes seja no trabalho, faculdade, nas residencias ou ate no meio comercial, como se a tecnologia fosse a "solução" para tudo e todas as coisas.
Consequentemente ao longo de seu texto Levy relata um novo conceito de sociedade; a sociedade da comunicação a qual é aquela que contempla o universo não no sentido territorial, mas, sim como esfera planetária dai dá-se o exemplo de pessoas que conseguem se comunicar a quilômetros de distância . Um outro ponto importante que concordo com o escritor é quando ele fala da praticidade que a moeda eletrônica trouxe para a humanidade, e dessa nova onda da moeda da comunicação, do trabalho e da informação que ao meu ver esta sendo produzida cada vez mais e de forma exponencial, um exemplo a ser citado são os cartões chipados que cada dia mais esta ocupando o lugar da moeda.
Contudo, deve-se ressaltar as vantagens que a sociedade moderna tem com esse novo sistema de informação na rapidez da informação com novas ferramentas de comunicação e de trabalho, uma outra vantagem que Pierre aborda em um amplo leque com base na tecnologia seria as moradias, os meios de locomoção, nas extrações de matérias primas como tudo vem se renovando cada vez mais a cada ano, século, década. Porem, eu me pergunto se algum dia sucederá da sociedade vivem em função da tecnologia, a serviço da internet, de certa forma comportando-se como "zumbis".
Por fim pode-se dizer que Levy aborda em seu texto muitos aspectos sobre os impactos que as tecnologias tem no espeço(espaço social), e a meu ver os impactos negativos da internet/tecnologia na sociedade seria na interação social entre as pessoas fora dos computadores, smartphone.
Comments